PJS MACAE

Teste

sábado, 23 de abril de 2011

Páscoa


A palavra Páscoa incide do nome em hebraico Pessach (significando passagem através do grego Πάσχα) da festa judaica, O significado da Páscoa é a passagem.

A Páscoa era uma festa pagã comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. A festa era realizada entre o fim do inverno e o começo da primavera, pois estavam ligados a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.

Para os judeus, esta data assumiu um significado muito importante, pois marcou o êxodo deste povo, da escravidão no Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a abertura do Mar Vermelho para passagem dos hebreus, onde liderados por Moises, fugiam do Faraó.

Jesus Cristo, como um bom cumpridor da lei, celebrou a Páscoa com seus discípulos, antes de sua morte. Para os cristãos, esta data celebra a ressurreição de Jesus Cristo. O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior ao equinócio da Primavera (21 de março).

Os eventos da Páscoa aconteceram durante o Pessach, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito. Jesus Cristo, em sua paixão pelo povo de Deus, celebrou a Páscoa na quinta feira, dia em que instituiu a Eucaristia e na mesma noite foi preso. Na sexta feira foi condenado à morte de cruz para que no sábado santo dos judeus já estivesse no sepulcro. Na manhã de domingo, Jesus Cristo fez sua passagem para a vida eterna, vencendo a morte, quando sua alma voltou a se unir ao seu corpo. É o dia santo mais importante da religião cristã. 



Páscoa então é passagem... Passagem da vida velha para a nova vida!

Assim vou ficando por aqui, desejando a todos uma santa e feliz Páscoa.
Abraços

Junior Guzzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário