PJS MACAE

Teste

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Como Construir um projeto de vida e sua importância para nós?

Como podemos crescer, se não tivermos projetos?

Tentarei a luz de dois grandes pensadores Dom Eduardo Pinheiro da Silva e de Carmem Lúcia, tentar explicar a importância de construir um projeto de vida.

Assim começo com uma história comparativa e atual... “Para poder projetar um prédio, um carro, um navio, avião, até mesmo ao pensar em ter um filho, sempre desenvolve-se um projeto... E se esse projeto não é levado a sério, tudo o que foi criado, corre o risco de desmoronar e acabar, vide exemplo o que aconteceu com o prédio no Rio de Janeiro, Cinelândia, sem projetos e as devidas autorizações foram feitas mudanças que levaram o prédio a ruir por inteiro.”
A partir dessa história pode-se concluir então que o projeto é bom e necessário para se ter algo equilibrado, reforçado e belo.


Assim é conosco e nosso interior, um projeto de vida pretende ser um itinerário, um mapa que oriente a caminhada, uma referencia à luz da qual se caminha e se avalia o rumo. Fazer um projeto de vida é discernir o essencial, definir o prioritário, concentrar-se no fundamento, diz Carmem Lúcia.

O projeto de Vida deve ter horizontes do tamanho da vida toda, envolvendo a pessoa como um todo, em suas dimensões essenciais. A pessoa é essencialmente relação! Relação consigo mesma, com os outros, relação com a dimensão do trabalho, da missão e relação com Deus.

Ao construir um projeto de vida devemos priorizar TODAS as dimensões que formam um ser humano, e segundo Dom Eduardo Pinheiro da Silva as dimensões desse ser humano estão dividas nos campos do Psicossocial, Psicoafetiva, Técnica, Política e Mística.

A dimensão Psicossocial irá relatar toda a minha relação com o mundo que vivo, toda a relação social com os outros (Ex: Família, Amigos, Namorados(as), Grupos, Comunidade...)

A dimensão Psicoafetiva tem muito haver conosco, com o nosso interior, auto-estima e auto-conhecimento, auto-realização e auto-avaliação, sentido da vida (Ex: Afetividade, Sexualidade, Sentimentos, Valores, Vocação, Saúde, Esporte, Lazer...)

A dimensão Técnica descreve toda a nossa capacidade de intelecto e de vida (Os estudos, cursos, leituras, organização, projeto de vida, administração do tempo, dons...)

A dimensão Política vai relatar toda a minha experiência no meio social em que vivo, vai mostrar que somos seres em constante mutação e negociação, aqui deve ser refletido a sociedade (Participação social, cidadania, profissão, voluntariado, política, meios de comunicação {TV, Jornal, Internet, Celular, Rádios, Revistas} cultura, ecologia, Diálogos...)

A dimensão Mística onde descreve-se toda a nossa experiência transcendental, com o divino, com a missão cristã. (Meu relacionamento com Deus, Oração Diária, Fé, Palavra de Deus, Igreja, Comunidade, Sacramentos, Nossa Senhora...)

Veja bem coloquei alguns possíveis itens entre parênteses, para aparecer em seu projeto de vida, mas atenção, você definirá o que realmente deve aparecer, deseja tirar algo que você não vive em uma dessa dimensões, almeja acrescentar algo mais... o Projeto tem que ter a sua cara e seu perfil.

Lembro que cada dimensão dessa pode abrir uma gama de temáticas para avaliação e deve ter as seguintes análises para cada tema:
1.1   Qual a realidade em que me encontro?
1.2   Qual é o meu ideal e sonho?
1.3   Quais serão os meus passos para a conquista desse sonho
1.3.1       Definição desses passos
1.3.2       Cronograma (dia que darei esses passos)

O projeto de Vida deve contemplar estas cinco dimensões da existência humana, para ser o motor que alimenta, unifica e harmoniza a totalidade do SER e do FAZER.

Neste projeto de vida também devo resgatar minha história pessoal (tudo que acontece, todas as experiências vividas) devo dividir essa minha história em Passado, Presente e Futuro.

Também preciso descrever a realidade em que me encontro, relatando toda a situação com o mundo que vivo.

Este projeto tem que me levar a refletir os valores cristãos que pretendo desenvolver em minha vida, tem que ter espaço para algo que dê sentido, impulsione, dinamize... algo que seja o princípio iluminador, a alma do projeto.

Para dar sentido e alma a esse projeto posso usar e abusar da minha criatividade e também devo utilizar uma frase bíblica, um apelo central, uma intuição profunda, uma oração, um símbolo ou imagem que identifique esse projeto, uma frase motivadora, uma música...

O projeto de Vida deve ser revisto e reavaliado periodicamente, para o aperfeiçoado e a inserção de novas metas se necessário...

A principio de tudo, o projeto de vida tem que ter a sua personalidade, a sua cara e seus pensamentos... "24. Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as observa, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. 25. Desceu a chuva, vieram as torrentes, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela não caiu; pois estava edificada sobre a rocha. 26. Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as observa, será comparado a um homem néscio, que edificou a sua casa sobre a areia. 27. Desceu a chuva, vieram as torrentes, sopraram os ventos e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu: e foi grande a sua ruína. "

E lembre-se que se não planeja e projeta, literalmente nossa casa um dia vai cair... e ai onde está o nosso alicerce?

Um grande abraço fraterno e mãos a obra, eu tenho certeza que você não irá se arrepender de fazer um projeto de vida... Vale a Pena!


Por Nilson Antônio Guzzo Junior
Coordenador de Pastoral Escolar - Salesiana de Macaé/RJ
Professor de Ensino Religioso e O Homem e o Fenômeno Religioso
 Pos-Graduando em Pastoral Juvenil/UNISAL
http://pjsmacae.blogspot.com/





Nenhum comentário:

Postar um comentário