PJS MACAE

Teste

quinta-feira, 17 de março de 2011

Começam as atividades ligadas à CF 2011

Começam as atividades ligadas à CF 2011


Banda_da_Cia._de_Teatro_Musical_Art_em_Cena Banda_da_Cia._de_Teatro_Musical_Art_em_Cena
Ao som de muita música e um público afinadíssimo, o Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo abriu as atividades com o tema da Campanha da Fraternidade (CF) 2011: Fraternidade e vida no planeta. Para chegar ao local do lançamento, que aconteceu na quarta-feira (16), os estudantes tiveram que passar por um “túnel do lixo”, uma referência aos impactos causados pela degradação ambiental e o consumo desenfreado dos recursos naturais. “Queremos propor uma reflexão sobre qual ambiente estamos construindo para nós”, explicou o coordenador da Pastoral Escolar Júnior Guzzo.
Lanamento_da_Campanha_da_Fraternidade_no_Castelo_Maca1 Lanamento_da_Campanha_da_Fraternidade_no_Castelo_Maca1O evento contou com a banda dos alunos do Fundamental II e Ensino Médio; com as apresentações de dança coreografadas pela professora e bailarina Cristine Ximenes, e com os textos e vídeos da Pastoral Escolar, organizados pelo professor de Ensino Religioso Junior Guzzo. A ideia é conscientizar os jovens, da educação infantil ao ensino técnico, para a necessidade de assumirmos uma conduta de respeito a todas as formas de vida e ao meio ambiente.
A Pastoral convocou os educadores a trabalharem o tema em sala de aula, conforme o conteúdo de cada disciplina. Segundo o coordenador, os professores de português estão trabalhando textos da CF e as professoras de química e biologia elaboraram um projeto para integrar o conteúdo das disciplinas à campanha. “Também sugerimos aos professores de matemática e física a calcularem com os alunos o volume do lixo que produzimos, a área que ele ocupa e o seu crescimento ao longo dos anos”, disse.
Professora_conduz_alunos_pelo_Tnel_do_Lixo Professora_conduz_alunos_pelo_Tnel_do_LixoNa educação infantil, os educadores contam histórias, criam jogos e brincadeiras que remetem ao tema da CF. A intenção é introduzir a aplicação desses conceitos no dia a dia dos estudantes, a fim de formar bons cristãos e honestos cidadãos, conforme ensinou Dom Bosco.
Embora tenha sido criada pela Igreja Católica, a CF tem um caráter ecumênico, ou seja, é um guia para adeptos de qualquer religião e também para aqueles que não possuem uma crença religiosa. Isso é possível porque são trabalhados valores universais, que promovem a paz e a cidadania, como o respeito à vida e o consumo responsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário