Coroao_de_Nossa_Senhora1
Mais uma vez, o público se emocionou na Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, realizada no dia 24 de maio, no Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo. No momento mais esperado do evento, a coroação de Maria, muitos olhos lacrimejantes não contiveram a emoção. “Nessa hora passa tanta coisa na nossa cabeça que não conseguimos conter a emoção. Lembrei da minha mãe, que não está mais aqui, e dos momentos de dificuldades que consegui superar com o auxílio de Nossa Senhora”, disse um dos participantes enxugando as lágrimas.
Aluna_representa_Nossa_Senhora_Aparecida1Toda a festa foi revestida de emoção e alegria com as apresentações de teatro e dança dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Técnico. Através das lembranças de uma romeira, interpretada pela professora Joselma Souza, os estudantes contaram a história de Maria e de outras quatro mulheres da bíblia: Rute, Ester, Débora e Sara - todas movidas pela fé e pelo amor a Deus.
Para a jovem de 13 anos, Brígida Nunes, que cursa o 9º ano do Fundamental, melhor que subir ao palco e se apresentar para uma grande plateia, são os ensaios e o aprendizado que o evento proporciona. “Fiquei admirada com a possibilidade de mostrarmos a dança do ventre. Foi a primeira vez que me apresentei na Festa de Maria e achei muito divertido”, reconheceu.
Romeira_conta_a_histria_das_mulheres_da_bblia1
Estudante e mães de três filhos que cursam a Educação Infantil, Ana Paula Paiva assistiu a festa pela primeira vez e ficou admirada. “A Festa foi linda e ver nossos filhos subindo ao palco pela primeira vez é uma grande alegria”, disse. O agrimensor Domingos Jalles veio assistir a neta que está no 5º ano do Fundamental e elogiou a organização e a produção do espetáculo. “O figurino, a iluminação e as músicas ajudam a tocar as nossas emoções. A parte em que anjo saudou Maria me emocionou bastante, foi uma cena linda. É um orgulho ver minha neta participando.”
Clique neste link para ver as demais fotos: http://www.insgmacae.com.br/2011/index.php?option=com_joomlapicasa2&view=album&album=5610412529310969521&page=1&Itemid=65
preparativos_site
Uma das datas mais importantes do calendário salesiano, a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, promovida anualmente pelo Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, será realizada na próxima terça-feira (24), às 19h, na quadra do colégio. Dentre as atrações do evento estão as apresentações de teatro e dança, a benção das irmãs salesianas e a tradicional coroação de Maria, mãe de Jesus, pelos alunos do Ensino Médio. Alunos, ex-alunos, familiares, educadores e comunidade estão convidados a participar deste momento. A entrada é franca.
Nesta edição, as encenações contarão a história de mulheres que superaram o sofrimento, a adversidade e conquistaram o respeito e a admiração do povo, inclusive dos homens. É o caso de Rute, Ester, Débora e Sara, personagens bíblicas movidas pela fé e pelo amor a Deus. Contudo, o ponto alto do espetáculo é a homenagem à Maria. Passagens marcantes da Bíblia – como as Bodas de Caná, A Anunciação e a Visita à Isabel, por exemplo - serão relembradas por uma romeira devota de Nossa Senhora Aparecida (padroeira do Brasil), uma das representações da Mãe de Jesus.
De acordo com a coordenadora de eventos do INSG/Castelo, Cristine Ximenez, a celebração traz ainda outras novidades, como o novo cenário, a coroação no palco, e o tema da festa: Maria, bendita entre todas as mulheres. “Vamos contar a história de Nossa Senhora através de uma mulher humilde, religiosa, que crê que o mundo pode ser melhor se seguirmos os passos da Grande Mãe”, relatou. Estudantes de todos os segmentos (da Educação Infantil ao Ensino Técnico) participam das encenações, que contam ainda com a participação de professores, assistentes e orientadores do INSG/Castelo.
Dia de Nossa Senhora Auxiliadora – Comemorado no dia 24 de maio, tem origem no ano de 1571, quando os turcos lançaram seus olhares de conquista sobre a Europa, após conquistarem várias ilhas do Mar Mediterrâneo. Para defender o continente, o Papa Pio V organizou uma esquadra capaz de enfrentar a ofensiva mulçumana. Neste momento, ele invocou o auxílio da Virgem Maria. A data foi instituída pelo Papa Pio VII para recordar a vitória dos católicos sobre os mulçumanos em 1571 e também a sua entrada triunfal em Roma em 24 de Maio de 1814, após uma década de dominação e guerras impostas por Napoleão.
“Maria, bendita entre todas as mulheres” é o tema da Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, que será realizada no dia 24 de maio, às 19h, na quadra do Instituto Nossa Senhora da Glória - INSG/Castelo. Este ano, a celebração evidenciará o papel da mulher, demonstrando a sua contribuição em diferentes passagens da história cristã. Os alunos do terceiro ano do Ensino Médio farão a tradicional homenagem e coroação à Maria, mãe de Jesus. Confira abaixo os dias e horários da novena que acontece na capela do bloco B:
- Dia 12 de maio - 6º ano A/B - FII – 10h20 às 11h10
Dia 13 de maio
2º ano A/B - EM – 8h20 às 9h10
1º ano A/B – EM – 9h10 às 10h
Dia 14 de maio – Funcionários – 10h30
Dia 16 de maio
9h30 – Maternal I, II e III
10h – Infantil I
10h30 – Infantil II
11h – 1º ano A - Infantil
13h30 – Maternal I, II, III
14h – Infantil I
14h30 – Infantil II
16h30 – 1º ano D - Infantil
19h - Técnico Química
Dia 17 de maio 7h45 – 5 A/B - Fundamental I
12h – 3 A/B EM
13h20 - 4C/ 5C - Fundamental I
Dia 18 de maio 7h30 – 1º ano B - Infantil
8h – 1º ano C - Infantil
11h10 – 2º A/B Fundamental I
13h20 – 2º C/D Fundamental I
14h – Técnico Química
15h – Técnico Mecatrônica
16h20 - Técnico Gestão e Informática
19h – Técnico Mecatrônica
Dia 19 de maio
7h45h – 3º A/B Fundamental I
9h10 – 8º A/B Fundamental II
12h – 9º A/B Fundamental II
13h20 – 3º C Fundamental I
Dia 20 de maio 7h45 – 4º A/B Fundamental I
10h20 – 7º A/B/C Fundamental II
Dia 21 de Maio – 8h30 - Educadores
Dinâmicas, palestras, reflexões, orações, esporte e lazer integram as atividades do curso de preparação de jovens líderes, que aconteceu de 29 de abril a 1º de maio, em Rio das Ostras. Alunos do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo participaram do retiro de formação, promovido pela Articulação da Juventude Salesiana (AJS) e Pastoral Escolar. A proposta é formar líderes a exemplo de Jesus Cristo.
O estudante Bruno Motta conta o que aprendeu no evento. “O bom líder não é o que manda, mas o que permanece ao nosso lado.” Vinícius Martins, que também participou do curso, diz que quer aplicar o que aprendeu nas atividades esportivas. “Acho que o espírito de liderança pode me ajudar a motivar o time”, afirmou.
Para as alunas Anne Guzzo e Beatriz Celestino, ser líder não é uma tarefa fácil, pois é preciso impor limites, sem deixar de ouvir e aceitar as ideias dos outros. “Queremos usar essas habilidades para planejar ações sociais”, revelou Anne. Beatriz concorda e acrescenta: “Somos jovens e temos que fazer a diferença na vida de outras pessoas.”
De acordo com o coordenador da Pastoral Escolar, Júnior Guzzo, a segunda parte do encontro será realizada em outubro. “A partir do curso serão formados grupos de jovens para liderar diferentes ações no colégio. A intenção é mobilizá-los para a participação em iniciativas que reforcem a cultura da paz”, destacou.
Curso de Formação de LiderançasDinâmicas, palestras, reflexões, orações, esporte e lazer integram as atividades do curso de preparação de jovens líderes, que aconteceu de 29 de abril a 1º de maio, em Rio das Ostras. Alunos do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo participaram do retiro de formação, promovido pela Articulação da Juventude Salesiana (AJS) e Pastoral Escolar. A proposta é formar líderes a exemplo de Jesus Cristo.
Música e diversãoO estudante Bruno Motta conta o que aprendeu no evento. “O bom líder não é o que manda, mas o que permanece ao nosso lado.” Vinícius Martins, que também participou do curso, diz que quer aplicar o que aprendeu nas atividades esportivas. “Acho que o espírito de liderança pode me ajudar a motivar o time”, afirmou.
Para as alunas Anne Guzzo e Beatriz Celestino, ser líder não é uma tarefa fácil, pois é preciso impor limites, sem deixar de ouvir e aceitar as ideias dos outros. “Queremos usar essas habilidades para planejar ações sociais”, revelou Anne. Beatriz concorda e acrescenta: “Somos jovens e temos que fazer a diferença na vida de outras pessoas.” Alunos participam de atividades
De acordo com o coordenador da Pastoral Escolar, Júnior Guzzo, a segunda parte do encontro será realizada em outubro. “A partir do curso serão formados grupos de jovens para liderar diferentes ações no colégio. A intenção é mobilizá-los para a participação em iniciativas que reforcem a cultura da paz”, destacou.