Uma das datas mais importantes do calendário salesiano, a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, promovida anualmente pelo Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, será realizada na próxima terça-feira (24), às 19h, na quadra do colégio. Dentre as atrações do evento estão as apresentações de teatro e dança, a benção das irmãs salesianas e a tradicional coroação de Maria, mãe de Jesus, pelos alunos do Ensino Médio. Alunos, ex-alunos, familiares, educadores e comunidade estão convidados a participar deste momento. A entrada é franca.
Nesta edição, as encenações contarão a história de mulheres que superaram o sofrimento, a adversidade e conquistaram o respeito e a admiração do povo, inclusive dos homens. É o caso de Rute, Ester, Débora e Sara, personagens bíblicas movidas pela fé e pelo amor a Deus. Contudo, o ponto alto do espetáculo é a homenagem à Maria. Passagens marcantes da Bíblia – como as Bodas de Caná, A Anunciação e a Visita à Isabel, por exemplo - serão relembradas por uma romeira devota de Nossa Senhora Aparecida (padroeira do Brasil), uma das representações da Mãe de Jesus.
De acordo com a coordenadora de eventos do INSG/Castelo, Cristine Ximenez, a celebração traz ainda outras novidades, como o novo cenário, a coroação no palco, e o tema da festa: Maria, bendita entre todas as mulheres. “Vamos contar a história de Nossa Senhora através de uma mulher humilde, religiosa, que crê que o mundo pode ser melhor se seguirmos os passos da Grande Mãe”, relatou. Estudantes de todos os segmentos (da Educação Infantil ao Ensino Técnico) participam das encenações, que contam ainda com a participação de professores, assistentes e orientadores do INSG/Castelo.
Dia de Nossa Senhora Auxiliadora – Comemorado no dia 24 de maio, tem origem no ano de 1571, quando os turcos lançaram seus olhares de conquista sobre a Europa, após conquistarem várias ilhas do Mar Mediterrâneo. Para defender o continente, o Papa Pio V organizou uma esquadra capaz de enfrentar a ofensiva mulçumana. Neste momento, ele invocou o auxílio da Virgem Maria. A data foi instituída pelo Papa Pio VII para recordar a vitória dos católicos sobre os mulçumanos em 1571 e também a sua entrada triunfal em Roma em 24 de Maio de 1814, após uma década de dominação e guerras impostas por Napoleão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário